top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

MIA 2024 é realizada na próxima semana em Poços de Caldas

Propondo um outro olhar para a cidade atividades gratuitas são realizadas em diferentes espaços

A MIA (Mostra Integrada de Artes) anuncia a sua 6ª edição em Poços de Caldas, com a temática “Outros Centros”, propondo a realização de diversas atividades culturais gratuitas em diferentes espaços, de 19 a 22 de setembro.


Artistas de Poços de Caldas, da região e de outras localidades serão destaques na programação, emergindo como um convite à redescoberta, propondo um deslocamento dos olhares, das narrativas e das geografias. Sob o tema "Outros Centros", a Mostra se afasta do habitual para explorar e celebrar as periferias culturais, os espaços e as vozes que, embora fora dos holofotes tradicionais, são pulsantes em criatividade e resiliência.


A Mostra contará com diversas parcerias para dar vida à ideia que há seis anos vem ocupando a cidade, fomentando arte e cultura em suas mais diversas manifestações.

Em Poços de Caldas, a MIA se torna, portanto, um território de reinvenção, ocupando espaços históricos, urbanos e simbólicos, como o Museu Histórico e Geográfico, as Thermas Antônio Carlos, e o Mirante Santa Rita. Esses locais não são meros palcos, mas agentes ativos na construção de uma nova cartografia cultural, onde cada rua, cada esquina, cada praça se transforma em centro.


Nesta edição, a Mostra segue seus eixos curatoriais – Música, Visualidades, Performance e Literatura – como vetores que guiam essa jornada de deslocamento e reconfiguração dos centros. Ao longo de quatro dias, a MIA 2024 não será apenas uma mostra de arte, mas uma experiência sensorial e intelectual que desafia o público a reimaginar o que significa ser centro. Aqui, o centro não é um ponto fixo, mas um lugar de encontro e convergência, onde múltiplas narrativas coexistem e se amplificam.


Outros Centros desafia a hegemonia dos discursos centralizados, propondo uma valorização do que está à margem, do que é plural, diverso e muitas vezes invisível. A MIA 2024 abraça as culturas que emergem das quebradas, dos campos e das periferias, reconhecendo nelas não apenas a sobrevivência, mas a força criadora de novos mundos. Outros Centros é um manifesto por uma nova geografia cultural, onde todos os lugares são dignos de ser centrais, onde toda expressão é reconhecida e celebrada. O público é convidado a fazer parte dessa jornada, a descobrir os centros invisíveis que nos cercam e a ser testemunha da potência criadora que emerge da diversidade”, comenta o curador Paulo Tothy.


A MIA é realizada pela Carvalho Agência Cultural e conta com a parceria dos projetos culturais Discobertas / Disco Fest, Cine Fricção e Margens, tendo suas ações viabilizadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e pela Chamada Pública Municipal de Patrocínio para Projetos Culturais, incentivo cultural da Alcoa e Hotel Village Inn, patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, apoio cultural do Sesc Poços de Caldas, Codemge, Hotel San Thiago, Joia Hotel e também do Podcast Rabiscos e Santa Ruah. A equipe à frente da proposta é formada por Chiara Carvalho (direção geral e curadoria), Paulo Tothy (direção de arte, curadoria e comunicação), Jéssica Balbino (curadoria literária), Alyson Dias (produção) e Yas Colares (arquiteta).


Confira a seguir a data e os locais das ações:

Quinta-feira - 19 de setembro

Horário: a partir das 17h

Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas


Sexta-feira - 20 de setembro 

Horário: a partir das 18h

Local: Praça das Thermas Antonio Carlos 


Sábado - 21 de setembro 

Horário: a partir das 16h30

Local: Praça das Thermas Antonio Carlos 


Domingo - 22 de setembro 

Horário: a partir das 14h30

Local: Mirante Santa Rita


A programação completa será anunciada nos próximos dias nas redes sociais @mia.mostradeartes @carvalhoagenciacultural e no site www.miamostradeartes.com.br.


Enquanto isso, a equipe preparou a playlist “Chegança” como o ponto de encontro musical da MIA - Outros Centros. São diferentes sonoridades que refletem a diversidade e a potência criativa que estarão presentes na Mostra deste ano. Entre a batida das modas de viola e o pulsar dos beats urbanos, essa seleção traz o melhor da música que transita entre tradição e inovação, entre o campo e a cidade, o passado e o futuro, para chegar junto e se deixar levar.



 














Foto: João Paulo Ferreira (Xuão)

9 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page